quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Wanessa Camargo prestigia alunos da Internacional no monitoramento do Tietê

A cantora Wanessa Camargo, moradora de Alphaville e embaixadora da SOS Mata Atlântica, acompanhou atividade de monitoramento do rio Tietê promovida pela Escola Internacional de Alphaville.Desde 2003 a Escola Internacional de Alphaville realiza, em parceria com a ONG SOS Mata Atlântica, o monitoramento da qualidade da água do Rio Tietê no trecho em que este passa pela bacia Pinheiros / Pirapora. Em 30 de agosto este bonito projeto teve mais um capítulo. Munidos de um kit preparado especialmente para este tipo de monitoramento e sob orientação da coordenadora de projetos sócio-ambientais da Escola Internacional Elaine Lavezzo, e na companhia da cantora Wanessa Camargo, os alunos do Teens 7 (Ensino Fundamental II) puderam conhecer como se dá o trabalho de verificação do nível de poluição do Tietê, em uma importante vivência de cunho ambiental. A atividade também marcou o estabelecimento, por parte da Prefeitura de Barueri, de um ponto de monitoramento fixo, que em muito ajudará na coleta de resultados mais consistentes acerca do nível de oxigênio, da quantidade de material sedimentável, de coliformes fecais, entre outros parâmetros físico-químicos que determinam se o rio está em boas ou más condições de conservação.Além dos alunos do Teens 7, estiveram presentes o educador ambiental Gustavo Veronesi, da ONG SOS Mata Atlântica, Sérgio Toledo, da Secretaria de Meio-Ambiente de Barueri, e, visita ilustre, a cantora Wanessa Camargo, no papel de embaixadora da SOS Mata Atlântica, que com simpatia e disposição acompanhou todos os passos da atividade.
Separados por turmas e extremamente animados e envolvidos, enquanto alguns alunos observavam o rio para verificar se tinha espuma, lixo, e mal-cheiro, outros realizavam a análise dos parâmetros físico-químicos, aprendendo os procedimentos de verificação e anotando todos os dados determinados.Ao final, todos demonstraram satisfação pela oportunidade de realizar um trabalho em prol do meio-ambiente em que vivem. “Estamos fazendo parte de um movimento”, “a atividade foi interessante”, “acabamos nos tornando mais engajados”, foram alguns dos comentários dos alunos.Para Gustavo, atividades como essas, junto a jovens, são fundamentais, pois nesses momentos é possível reforçar a mensagem de como é importante agir em prol da preservação da natureza. “É somente insistindo, batendo na mesma tecla, que se chega a um resultado”, analisa.Já Sérgio elogiou o “efeito-multiplicador” da iniciativa. “Se não forem eles a cobrarem os pais e estimulando uma mudança de hábitos, quem irá modificar essa situação?”
Wanessa, junto aos jovens, complementou com propriedade os objetivos da ação. “Foi ótimo, mostrou jovens interessados e envolvidos em algo que está em suas realidades, e que auxilia na formação de cidadãos mais conscientes.”



'Retrospectiva'

Nenhum comentário: