sábado, 1 de setembro de 2007

Wanessa é entrevistada da Viva! Mais!...


Total Wanessa Camargo

Cantora lança sexto cd, com direito a música dedicada ao marido, e diz não se arrepender de nada na vida.

Na semana passada, a cantora Wanessa Camargo convocou a imprensa no Hotel Emiliano, em São Paulo, para falar sobre o lançamento do seu mais novo cd, "Total", pela Sony&BMG. Depois da coletiva, a estrela recebeu Viva! Mais para um entrevista exclusiva. No bate-papo, a filha de Zezé Di Camargo contou sobre a canção feita especialmente para o marido, o empresário Marcus Buaiz, seus segredos de beleza e de como ficou mais generosa com os outros após ser vítima de comentários maldosos.
Confira!

Viva! Mais -Há dois anos, no lançamento do cd "W", você estava em um período de transição, tinha passado por um turbilhão de coisas...
Wanessa Camargo - Era uma fase mais adolescente (risos)... Era um momento diferente, aconteceram várias revoluções...

Viva! Mais - Agora, com o cd "Total"...
Wanessa - É como se tivesse encontrado o caminho. No antigo cd era como se estivesse começando a abrir o leque de opções e neste é como se já tivesse feito as escolhas. Agora, este é o caminho e vamos embora!

Viva! Mais - Na hora de compor, você precisa viver aquele sentimento?
Wanessa - Ou entender muito a fundo uma história! Quem nunca sofreu por amor? Mesmo quando não componho a canção, para selecioná-la, tem que me tocar de alguma forma. A música "Só se vive uma vez" não é algo que já tenha vivido, apesar de gostar muito desta frase e tê-la como um mantra. Ela fala que é preciso viver o agora. Não tem muito a ver comigo, mas é uma mensagem que quero passar e sinto no meu coração.

Viva! Mais - Ou seja, ela não é sua, mas poderia ser.
Wanessa - Sim, poderia ser. O lema é meu, mas a história não é minha. Aquela história já aconteceu com outras pessoas, com amigos e por quem passa por outras situações.

Viva! Mais - Quem você ouve para selecionar as músicas que vão entrar no cd?
Wanessa - A gravadora, os produtores... Mas se encucar com uma música não tem jeito, ela vai entrar. Eu falo: "Eu acredito, esta música é linda...". Existem dois tipos de música: uma que você ouve, acha linda e não pára de ouvir; e outra que você se apaixona e entende aos poucos. Essa é melhor, pois vai gostar dela para sempre.

Viva! Mais - Quando você compõe, começa pela letra ou faz primeiro a melodia?
Wanessa - Às vezes, faço só a melodia. Engraçado que, antes, fazia só a letra. Jamais me imaginei capaz de fazer a melodia. Hoje, sou muito mais capaz de fazer melodia do que letra. Gosto muito mais de fazer a melodia.

Viva! Mais - Sempre imaginei que o compositor fizesse primeiro a letra e, depois, a melodia....
Wanessa - Depende, tem gente que faz letra e melodia junto. Tem gente que faz a letra como uma poesia e, depois, acha uma melodia para ela. No meu caso, faço uma melodia e aí vem letra em inglês, uma palavra ou frase em português. Mandei para o César Augusto a palavra 'sorte' e ele fez a letra toda da música 'Sorte'.

Viva! Mais - Na música "Apareceu você", provavelmente, estava falando do Marcus. Antes de gravar, mostrou para ele?
Wanessa - É que ele não foi só muso desta música, foi de outras também...(risos)

Viva! Mais - Elas estão no cd?
Wanessa - Não, tem algumas que não entraram e que são lindas também. Gravo em um gravador pequeno, agora que tenho meu estúdio, vai ser um arraso...(riso). Tinha um gravadorzinho muito tosco, tadinho, fica aquele chiado, então, mostrei a música ali mesmo pra ele.

Viva! Mais - Então, agora, você vai para o seu estúdio, que fica na sua casa, mas li que sua casa ainda não está pronta...
Wanessa - Mas o estúdio já está pronto, já estou gravando, já usei para trabalho...

Viva! Mais - Além das músicas que grava para o cd, você compõe e grava outras coisas?
Wanessa - É isso que vou conseguir fazer. Antes, não gravava porque não tinha lugar com uma qualidade melhor. Agora, já uso o estúdio para fazer isso, transpor estas músicas todas que estão em violão e no gravador. Quando ouvi a música "Apareceu você" pronta, fiquei muito emocionada.

Viva! Mais - E ele?
Wanessa - Ele também, né? (tímida) Aí você tem que perguntar para ele... (risos)

Viva! Mais - Você já foi musa de alguma música?
Wanessa - Não... Estou tentando lembrar se meu pai fez música para a família... Ele só fez para a minha mãe...(risos)

Viva! Mais - Mudando de assunto, você sempre foi adepta do cabelão e, agora, mudou radicalmente. Por que?
Wanessa - O cd vem com uma maturidade maior e quis trazer quem sou agora. Não me via mais com aquele cabelo.

Viva! Mais - Como escolheu este corte?
Wanessa - Sou capricorniana, daquelas que testam tudo. Fiz teste com perucas e quando vi o chanel, falei: "É este mesmo!". Fiz teste com franjinha, mas não gostei. Foi uma decisão muito gostosa. Na hora de cortar, falei: "Corta, corta, corta..." (comemorando). Estava feliz!

Viva! Mais - Quem fez o corte?
Wanessa - O Brady Lori. Ele é cabeleireiro da Shakira e da Nicole Kidman.

Viva! Mais - Agora, como você cuida do cabelo?
Wanessa - Com este cabelo, não faço nada.

Viva! Mais - Você não hidrata?
Wanessa - Ah, sim, hidrato, lavo, mas este cabelo é muito prático. Como cortei, só ficou a parte saudável. Ele não tem coloração. Acordo e ele já está pronto.

Viva! Mais - Está mesmo?
Wanessa - Está!

Viva! Mais - Afinal, todo mundo acorda com o cabelo para cima, né?
Wanessa - Esse cabelo acorda muito bem, ele funciona muito em praticidade, tempo, rapidez...

Viva! Mais - Que maquiagem não falta na sua nécessaire?
Wanessa - Um corretivo para olheira, espinha e estas coisinhas que aparecem da noite para o dia. Rímel, que transforma e abre o olho. Gloss e blush. Adoro blush, vejo a cor que combina com a minha pele, tenho rosa, laranja...

Viva! Mais - Que roupas você tem preferido?
Wanessa - Gosto de roupas alegres. Adoro vestido e saia, mas adoro calça skinny e calça largona com regata branca. Gosto de roupa jovem, viva, alegre, mas confortável... Só o sapato que não, pois mulher nunca está com sapato confortável... (risos). Sou adepta do salto. Você me encontrar com uma rasteirinha é muito difícil.

Viva! Mais - Que roupa você usava e não usaria nunca mais?
Wanessa - Nunca digo nunca. Um dia, posso voltar a usar uma coisa que não imaginei. Achei que jamais fosse usar short na cintura e, agora, estou apaixonada por isso.

Viva! Mais - Como cuida da forma?
Wanessa - Corro e malho com personal três vezes por semana.

Viva! Mais - Faz esteira ou corre em algum lugar?
Wanessa - As duas coisas...

Viva! Mais - O que você prefere?
Wanessa - Prefiro correr em algum lugar, até porque meu joelho está meio zoadinho, pois corri na esteira ontem. Também faço ioga duas vezes por semana.

Viva! Mais - Sempre fez tudo isso ou começou agora?
Wanessa - Comecei agora e estou adorando. Quando você pega o ritmo, começa a sentir o efeito disso. O dia em que não malho, meu corpo e minha cabeça respondem, fico mole, pesada...Quando malho, acordo bem, meu dia rende mais.

Viva! Mais - Você come de tudo?
Wanessa - Tudo, mas fiz uma reeducação alimentar, que é mais importante do que qualquer regime.. Hoje, por exemplo, como salada antes de qualquer comida, e gosto. No começo, era por obrigação. Qualquer hábito pode ser uma obrigação no começo, com o tempo, isso muda.

Viva! Mais - Você era viciada em brigadeiro. Ainda é?
Wanessa - (Balança a cabeça afirmativamente...) Mas eu malho e corro para isso... (risos)

Viva! Mais - Como é seu cardápio?
Wanessa - Não tenho muita restrição, só não como fritura à noite. Neste horário, como mais proteína.

Viva! Mais - Mas você come em horários regrados?
Wanessa - É impossível! Tem dia que acordo supercedo e preciso almoçar antes, tem dias que estou sem fome na hora do almoço.

Viva! Mais - No começo da carreira, você era mais gordinha. Agora, emagreceu e não engordou mais. Como conseguiu isso?
Wanessa - Foi a reeducação alimentar, queé mais do que regime. Quando era adolescente, vivia de dieta. As meninas traziam as revistas com regime da torta, da lua... Isso é horrível! Fiz uma reeducação alimentar sem me privar, pois qualquer coisa que você proíbe fica pior. Nunca proíba nada! Quer comer chocolate, coma, mas aprenda que não pode comer em certos momentos; é só não exagerar. Hoje, não como chocolate todo dia, mas posso comer duas vezes por semana. Antes, uma barra por dia não era suficiente.

Viva! Mais - O que cortou do cardápio?
Wanessa - Você nunca vai me ver comendo fritura à noite. Pesa. Depois das dez, também não gosto de comer massa, carboidrato. Mas fui criando este hábito e, hoje, meu corpo não aceita, fico pesada.

Viva! Mais - Para você, é chato falar sobre outro assunto que não o seu trabalho?
Wanessa - A gente tem que entender. Não posso querer que uma revista com foco feminino, na beleza e no bem-estar fale só do que preciso. Tem que haver uma troca; é natural. Até porque o próprio artista tem outros produtos que não só o cd. Tenho óculos, boneca...

Viva! Mais - Gosta de ter produtos com seu nome?
Wanessa - Gosto, mas é um cuidado imenso. Para ter um produto com meu nome, testo, uso, vejo a marca...

Viva! Mais - Já se recusou a emprestar seu nome a um produto?
Wanessa - Já! Fui usar um negócio que queriam lançar e grudou na minha boca. Deus me livre... (risos). Um produto com seu nome tem que ser levado com muita responsabilidade.

Viva! Mais - Há algum tempo, você fez alguns trabalhos como atriz. Desistiu desta carreira?Wanessa - Uso a interpretação para muita coisa, me ajuda a falar melhor em público. Antes, era muito envergonhada, agora, consigo me comunicar melhor, isso é uma coisa vinda do teatro. No show, interpreto músicas, no clipe também. Uso bastante este aprendizado, mas não tenho vontade de fazer novela.

Viva! Mais - E musical?
Wanessa - Musical sim, tenho muita vontade. E cinema com este tema também.

Viva! Mais - Alguns assuntos são recorrentes quando falam em você. Por exemplo, sempre citam a Sandy em suas entrevistas. Você ainda responde muito sobre isso?
Wanessa - Bem menos, mas existe um ou outro que ainda vê motivo de falar disso. Eu não vejo mais. A fofa foi ao casamento, me deu força, mas as pessoas não querem tirar foto quando a gente se encontra. Quando estamos bem, ninguém mostra que existe carinho, respeito e amizade.

Viva! Mais - Você já se acostumou com isso?
Wanessa - Você aprende a dizer: "Não vou falar disso, desculpe, respeito, bacana e ponto". Se for concorrente, que bom! Melhor ainda, mais mercado! Para mim, é ótimo ter concorrente! Tem que ter eu, Sandy e mais cantoras pops. Sobre meu pai todo mundo fala também e tenho maior orgulho de falar sobre ele, da minha família...

Viva! Mais - O que tira sua paciência?
Wanessa - Difícil, sabia? Nossa, sou muito calma! Não gosto de injustiça... Perco a paciência e fico irritada em ver situações injustas, violentas... Não é que perco a paciência, é uma sensação que chega a ser triste. Como podem acontecer certas coisas no mundo? Como as pessoas são capazes de ter algumas atitudes? O ser humano, às vezes, me assusta.

Viva! Mais - Do que você se arrepende?
Wanessa - Nada! Tudo serve para que eu aprenda, para que não erre de novo. A gente está aí para cair, aprender, levantar de novo, continuar...

Viva! Mais - Você ainda estuda filosofia?
Wanessa - De vez em quando. Agora, estou focada no espanhol, estou adorando hablar. (risos)

Viva! Mais - O melhor e o pior da sua carreira?
Wanessa - Ter a oportunidade de fazer um cd e lançar para o Brasil inteiro, fazer um show... Isso é o melhor da minha carreira. O pior é o julgamento errado. É muito ruim quando alguém fala de você, dando uma reputação que não é sua. Você se sente injustiçada e não adianta brigar com isso, é uma coisa muito maior. Você não vai conseguir ir a todos que falam de você, mudar a opinião deles e mostrar quem é de verdade. Quando se tem uma carreira pública, muita gente fala mal de você e tem uma idéia errada do que realmente é.

Viva! Mais - Isso faz você olhar para as pessoas com mais generosidade?
Wanessa - Muito mais! Desde que comecei a minha carreira, olho com muito mais generosidade. Para eu falar de alguém, penso trezentas bilhões de vezes, porque vejo como é injusto o que as pessoas falam de você. Quando dizem 'Alguém fez isso...', não acredito. Só acredito no que vejo ou quando alguém que confie muito fala. A percepção, hoje, que tenho do mundo, vem da minha opinião. Ouço, tenho informações, mas não tiro mais conclusões por ninguém, só por mim, pelo que vejo e percebo.

Fonte: Viva! Mais!

Nenhum comentário: